2 de out. de 2013

O que é terapia?



Essa é uma pergunta para a qual existem inúmeras respostas técnicas de especialistas muito mais gabaritados que eu, portanto não cairei no erro de tentar explicar de forma técnica o que é a terapia psicológica, darei a minha interpretação deste processo.

Da forma como eu compreendo, e trabalho, terapia é um processo de despertar para a vida.


Nos anos em que venho atuando na área clínica tive a oportunidade e o privilégio de trabalhar com pessoas que chegaram desesperançadas, perdidas, prisioneiras de seus próprios medos, de seu passado e de compromissos assumidos sabe-se lá quando, com quem ou porque, mas mesmo nos piores casos, é possível enxergar a vida pulsando lá dentro, um pequeno fragmento de vida que brilha dentro de um sonho, de um desejo ou um projeto.

E é para lá que caminhamos. A partir de um processo de autoconhecimento, apoio, questionamentos, rememoração e ressignificação do passado, trazendo para o presente fatos deste passado, mas que continuam interferir na vida cotidiana.

Nesta jornada encontramos demônios que muitas vezes não gostamos de encarar, mas também lembramos dos pontos fortes e qualidades que a pessoa possui e pode não estar valorizando devido ao seu momento atual, além disso oferecemos novas interpretações e pontos de vista sobre fatos, sentimentos e sensações.

Portanto terapia não é um trabalho fácil, mas com muitos benefícios não só ao final do processo, mas ao longo do caminho. 

Para finalizar gostaria de dizer o que digo a todos com quem trabalho, terapia não é só uma hora na semana no consultório, mas um processo que leva uma vida e que em alguns momentos precisaremos de ajuda de um profissional, para que possamos viver a nossa vida de forma mais saudável, equilibrada e de acordo com quem somos e sonhamos ser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário