18 de out. de 2013

Fazendo escolhas!



O tempo todo estamos fazendo escolhas: que roupas usaremos, que caminho vamos pegar, o que vamos comer... Algumas são mais fáceis e simples, outras mais complexas, por vezes demandam muito de nosso tempo, energia e reflexão devido a importância e consequências que terão em nossas vidas.

Além de termos que escolher, existe uma pressão muito grande (dentro e fora de nós mesmos!) para "escolhermos a coisa certa"! Eu particularmente não sei muito bem o que isso significa! Uma escolha que nos dê felicidade para sempre? Como isso é possivel se mudamos tanto ao longo do tempo!!??? Uma escolha que não implique nehum tipo de frustração ou aspecto negativo? Como se até mesmo a melhor das alegrias por vezes trazem consigo parte de descontentamento ou estresse (tensão e ansiedade, geralmente com uma conotação negativa). O que, então, significa escolher corretamente????

Penso que não há escolhas certas ou erradas, mas escolhas conscientes, ou seja, aquelas que refletimos sobre as opções de forma realista, sobre as consequencias de nossas escolhas para nós, nosso ambiente a a sociedade e o quanto elas se relacionam com quem somos e o que queremos para nossa vida. Assim, Para sermos capazes de fazer uma escolha consciente é necessário:

·       Maturidade – que varia conforme a escolha a ser feita, por exemplo: para escolhermos a roupa que iremos usar, precisamos de uma maturidade menor do que escolher se devemos nos casar, ou qual carreira seguir. A maturidade, além da capacidade de refletir, envolve também a consciências sobre si mesmos (nos conhecermos).

·        Consciência sobre o que se vai escolher – por exemplo, para escolher um sabor de sorvete, necessitamos conhecer os sabores existentes na sorveteria, para escolher as profissões, precisamos conhecer os cursos, a atuação, perfil do profissional, mercado de trabalho e outros.

·       Fazer renúncias – ao escolhermos uma roupa para usar na festa, estamos dizendo “não” a todas as outras roupas possíveis. Todas as nossas escolhas envolvem um “sim” e diversas renúncias.

·        Assumir responsabilidades – se eu decido que não vou estudar para a prova, sou responsável pelas consequências, como por exemplo, a nota, ou mesmo uma reprovação. Liberdade para escolher envolve ser capaz de se responsabilizar pessoalmente pelas consequências de nossas escolhas.

     Portanto, percebemos que escolher trata-se de um processo de reflexão e decisão complexo, que nos leva a possibilidade de viver de forma autônoma, responsável e consciente.

    Escolher especificamente a profissão significa decidir o que estudar, o estilo de vida que teremos, com o que iremos trabalhar, qual será nosso papel na sociedade e quem queremos ser. Significa construir sua identidade profissional, seu papel no mundo!

Por fim, quero apresentar um pequeno vídeo que elaborei inspirado no filme "Alice no país das maravilhas" de 2010, com direção de Tim Burton. A meu ver, o filme se trata de uma grande metáfora sobre o processo de autoconhecimento e de escolher seu papel no mundo. Sobre como a Alice teve que mergulhar em mundos desconhecidos e profundos (dentro de si mesma na verdade!) para descobrir quem ela é de verdade; descobrir coisas sobre si mesma (suas características, seus desejos...) e reunir a coragem necessária para ser quem ela realmente deseja!

Fica o convite para assistir ao filme com este olhar que proponho. E segue o vídeo para favorecer a reflexão sobre as nossas escolhas.

Abraços.



Nenhum comentário:

Postar um comentário